Quem somos

Leda Zogbi

Coordenadora Geral do Projeto e Proponente

Formada em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicações e Artes da USP, Leda de Almeida Zogbi, 53, atua desde 1992 na exploração e na documentação das cavernas brasileiras. É co-autora de dois livros: “Espeleologia – Noções Básicas”, Redespeleo 2005 e “Michel le Bret, Francês e Brasileiro, Espeleólogo e Desenhista”, Redespeleo 2006. Leda possui uma grande experiência internacional com participação em Congressos e explorações de cavernas em diversos países, como Grécia, Espanha, França, Itália, República Tcheca, Turquia, Estados Unidos, México e Cuba. Também participou de viagens organizadas exclusivamente com a finalidade de fazer fotografias de cavernas, quando teve a oportunidade de conhecer os fotógrafos que participarão deste projeto. Tem grande experiência na organização de expedições e eventos e na organização de projetos.

Daniel Menin

Direção Artística

Daniel de Stéfano Menin, 40, é publicitário, e atua desde 1995 na exploração e documentação das cavernas Brasileiras. É autor de um livro sobre o Tema (Técnicas Verticais para Espeleologia, Redespeleo 2005). Participa da comissão Editorial da Revista espeleológica “O Carste”, do Grupo Bambui de Pesquisas Espeleologicas e está produzindo o segundo volume do Livro “Grandes Cavernas do Brasil”, do qual será co-autor. Edita também o Blog TerraSub (terrasubespeleo.blogspot.com.br). Menin tem o espírito de um aventureiro e a sensibilidade de um artista, captando imagens únicas das equipes em movimento durante o trabalho de exploração das cavernas. Além de realizar a Direção Artística deste projeto, Ele participará da expedição, também como fotógrafo.

Allan Calux

Apoio Técnico-científico

Bacharel em Geografia pelo Instituto de Geociências da UNICAMP, mestre em Geografia Física pelo Insitituto de Geociências da UFMG e doutorando em Geoquímica e Geotectônica pelo Instituto de Geociências da USP, Allan Calux, 33, atua desde 1997 na exploração, documentação e diagnóstico geoespeleológico das cavernas brasileiras. Foi membro de comitê técnico do Ministério do Meio Ambiente entre 2012 e 2013, onde desenvolveu atividades relacionadas ao desenvolvimento de marcos regulatórios para a gestão do patrimônio espeleológico brasileiro. É co-autor do livro Patrimônio Espeleológico em Rochas Ferruginosas (SBE, 2015). Calux foi coordenador e diretor técnico de empresas de consultoria ambiental especializadas em estudos espeleológicos, onde teve a oportunidade de desenvolver estudos nos estados de Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Distrito Federal e Pará.