LUZES NA ESCURIDÃO – VOLUME 2 – 2019

Como surgiu a ideia do projeto Luzes na Escuridão

Tudo começou em 2015, durante um encontro de fotógrafos de caverna na Turquia, quando Leda Zogbi fez uma apresentação sobre as cavernas brasileiras. Diversos fotógrafos, dentre os mais renomados do mundo, se interessaram em vir para o Brasil conhecer e fotografar as nossas cavernas. Esse movimento acabou gerando o projeto denominado “Luzes na Escuridão”.

Primeira expedição e resultados

A primeira expedição ocorreu em julho de 2016. Foram percorridos 5.500 km por 4 estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Bahia e o resultado foi um belíssimo livro de 300 pgs, colorido, em quatro idiomas (português, inglês, francês e espanhol), 8 vídeos curta-metragem com o making-of da expedição que podem ser vistos neste site , e uma exposição virtual.

livro-luzes-na-escurida%cc%83o-capa-af-leve2

Lançamentos

O livro foi lançado em julho de 2017 na Austrália, durante o congresso Internacional de Espeleologia, e posteriormente no Brasil (São Paulo e Belo Horizonte) e na França, onde os vídeos do making-of participaram do concurso internacional Spelimages, que seleciona os melhores filmes de caverna do mundo. A exposição virtual foi apresentada em junho de 2018 no MM Gerdau – Museu das Minas e dos Metais em Belo Horizonte por 20 dias, e gerou muito interesse pelo público do museu.

Apoios e patrocínios recebidos no primeiro volume

É fundamental salientar que para a realização desse primeiro volume, conseguimos o apoio de diversas pousadas (Pousada das cavernas e Fazenda Pratinha) e fabricantes de equipamentos (Montana), e o patrocínio do Groupe Renault e da Localiza, a quem seremos eternamente gratos.

Luzes na Escuridão – Volume 2 – 2019

Passados dois anos do lançamento do primeiro volume, resolvemos nos investir em outra empreitada: realizar o volume 2 do projeto “Luzes na Escuridão”. O objetivo agora é documentarmos as mais belas cavernas dos estados do Mato Grosso do Sul (municípios de Bonito e Bodoquena) e do Mato Grosso (municípios de Chapada dos Guimarães e Nobres.

Quando será?

A expedição já está confirmada, e ocorrerá entre os dias 15/06 e 06/07/2019.

Participantes do “Luzes na escuridão – Volume 2”

A maioria dos fotógrafos que participaram da primeira expedição estarão presentes. Além deles, convidamos um fotógrafo húngaro, Egri Csaba, especialista em fotografias 3D e um excelente fotógrafo espeleo-mergulhador brasileiro, Marcelo Krause, para retratar as nossas maravilhosas cavernas inundadas, bastante comuns nessa região. Também levaremos dois drones, para realizar fotografias e filmagens aéreas, pilotados por Allan Caluz, meu co-autor. Produziremos 6 filmes curta-metragem e uma exposição virtual, como fizemos para o primeiro volume.

Em busca de apoios e patrocínios

Estamos buscando agora apoios e patrocínios para este segundo volume. Será, sem dúvida, um belíssimo e exclusivo presente para clientes e amigos, além contribuir com a preservação das cavernas, pois acreditamos que a divulgação das suas belezas e fragilidades é o melhor meio de gerar a conscientização e a simpatia pelo tema, elemento fundamental para a preservação desse patrimônio.

 

Todos os apoiadores e patrocinadores terão seus logos veiculados nas camisetas do projeto, imãs utilizados nos carros durante a expedição e serão citados expressamente nos agradecimentos do livro, e nos créditos dos vídeos e exposição virtual.

 

Aos patrocinadores oferecemos a possibilidade de fazermos uma sobrecapa exclusiva com fotos e textos da sua escolha. Apoiadores e patrocinadores receberão uma cota de livros proporcional à contribuição conferida.

fotos

Maiores informações sobre o projeto “Luzes na Escuridão”

Para maiores informações sobre o projeto do volume 2, vejam apresentação, no link : http://luzesnaescuridao.com.br/files/Luzes_na_escuridao_vol2.pdf

Contato:

Leda Zogbi
whattsapp 11 97407-3377
email ledazog@gmail.com